quarta-feira, 16 de março de 2011

JAPÃO "TERRA DO SOL NASCENTE".

                   
                 O Japão (Nippon) seu nome significa "origem do Sol", razão pela qual é identificado como a "Terra do Sol Nascente". Oficialmente é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. O país é um arquipélago de 6.852 ilhas,  a maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes.
                Como grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo. O Japão possui um padrão de vida muito alto (11º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil.
                A história ambiental do Japão e as políticas atuais refletem um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. No rápido crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial, as políticas ambientais foram minimizadas pelas empresas do governo e industriais. Como consequência inevitável, a crise do petróleo de 1973 também incentivou o uso eficiente da energia, devido à falta no Japão de recursos naturais. Questões prioritárias ambientais atuais incluem a poluição do ar urbano (NOx, partículas em suspensão, substâncias tóxicas), gestão integrada de resíduos sólidos, eutrofização da água, conservação da natureza, mudanças climáticas, gestão de produtos químicos e a cooperação internacional para a conservação do meio ambiente. surgindo desde então muitas usinas nucleares como alternativa de produção de energia para a população.
 Ficheiro:Ikata Nuclear Powerplant.JPG
                 Usina Nuclear de IKATA
                       Em 11 de março de 2011 o Japão sofreu o pior sismo já registrado em sua história. O sismo teve uma magnitude de 9,0 na escala de magnitude de momento e foi agravado por um tsunami, afetando a região nordeste de Honshu, incluindo Tóquio 
                      
                      A área mais afetada pela tsunami foi a região de Sendai devido à proximidade do litoral e do local onde ocorreu o sismo, segundo fontes o número de mortes e desaparecidos podem ultrapassar a 15 mil habitantes e para piorar a situação a Usina Nuclear de Fukushima, teve sua estrutura abalada e em consequência os reatores não suportaram a pressão explodindo e despejando dejestos radioativos na atmosfera. A preocupação agora das autoridades não se restringe apenas a encontrar e ajudar as vitimas do tsunami e sim realizar todo um trabalho de evacuação de pessoas que residem nas proximidades (aproximadamente 50 km) e de prevenção nas áreas possiveis de contaminação de radiação, tentando assim evitar uma catastrofe sem dimensão. Registra-se o trabalho heróico de 50 (cinquenta) trabalhdores japoneses que estão na Usina tentando conter o problema, VERDADEIROS HERÓIS.

vista aereea da Usina Nuclear de Fukushima - Japão.

Um comentário:

  1. triste pensar que o japão esta assim

    mas, se ele se recuperou de um bombardeamento de 38 kilotons!!!

    novamente vai dar a volta por cima e mostrar quem é o Japão!

    me visite
    lucasnevalainen.wordpress.com

    ResponderExcluir