sexta-feira, 6 de maio de 2011

O SANTO PAPA JOÃO PAULO II

                    
Carta aos Jovens - João Paulo II
Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

                   A grande possibilidade de beatificação de Karol Józef Wojtila ou simplesmente "Papa João Paulo II", como SANTO JOÃO PAULO, concedida através do Papa Bento XVI no Vaticano no dia 1º de Maio de 2011, com os estudos de milagres em tão pouco tempo de morte, é um reconhecimento a um das pessoas mais influentes do mundo no século XX, pois,  João Paulo II teve um papel importante no contexto histórico mundial durante os 26 anos como chefe maior da Igreja Católica, é considerado o terceiro com mais tempo a frente da Entidade Religiosa, atrás do Papa Pio IX com trinta e um anos e São Pedro com trinta e quatro anos. 
                   Nascido na pequena cidade nasceu em  Wadowice, localizada ao sul da Polônia no dia 18 de Maio de 1920, Karol  Wojtila teve no inicio, uma vida de lutas e sofrimentos, pois a Polônia enfrentava sérios problemas com a guerra provocada pelos alemães, neste período perdeu muitas pessoas próximas entre parentes e amigos, conseguiu sobreviver vendo os horrores da guerra.
                  Para conseguir manter-se vivo trabalhou em uma fábrica de produtos quimicos e assim conseguiu não ser deportado para a Alemanha Nazista, caso tivesse sido deportado seria mais uma vitima, gostava de artes, literatura e músicas, além de praticar esportes chegando inclusive a jogar futebol em um pequeno clube da cidade de nascimento, manteve durante a guerra contato com a comunidade judaica que era perseguida pelos alemães, também, muito religioso, (foi fundador de uma Congregação Mariana no seu colégio), Karol Wojtyła foi ordenado Sacerdote Católico em 1º de Novembro de 1946 pelo então Cardeal-Arcebispo de Cracóvia, Adam Stefan Sapieha
                 Passado todo o período de turbulência da fase jovem, foi docente de ÉTICA na Universidade Jaguelónica e depois na Universidade Católica de Lublin. No Ano de 1958, foi nomeado Bispo auxiliar de Cracóvia, em 1963 através do Papa Paulo VI assumi como Arcebispo. Participa ativamente dos eventos da Igreja Católica Wojtyła participa no Concilio Vaticano II, colaborando para a redação de documentos que se tornariam na Declaração sobre a Liberdade Religiosa e a Constituição Pastoral da Igreja no Mundo Moderno, considerado como dois dos mais historicamente importantes e influentes resultados do Concilio. Karol Wojtila passa no ano de 1967 a ser considerado como Cardeal através de documento de nomeaçao assinado pelo Papa Paulo VI.
                  No dia 26 de Agosto de 1978, após o anúncio do do nome do novo Papa Albino Luciani, em substitução ao Papa Paulo VI que havia falecido no dia 06 de Agosto, Karol Wojtila esteve presente no conclave, porém nem o próprio e nem os demais saberiam que o Pontifice eleito ficaria no cargo papal apenas por 33 dias, um dos pontificados mais curtos da história da Igreja Católica, quando veio a morte, todos os religiosos se surpreenderam com a noticia do fim do papado de Albino Luciani, possibilitando um novo processo de escolha do novo Papa no conclave, no dia 28 de Setembro de 1978, o então Cardeal de Cracóvia, Karol Wojtyła, ficou a saber da triste – e até hoje suspeita – morte de João Paulo I pelo seu motorista particular. De volta a cidade de Roma, foi escolhido Papa em 16 de Outubro de 1978. A sua escolha para muitos foi uma agradável surpresa, tendo em vista que havia dois candidatos que eram considrados como favoritos o Conservador Arcebispo de Génova Guiuseppe Siri e o mais liberal Arcebispo de Florença Giovanni Benelli, vencendo para a felicidade mundial dos católicos um Cardeal Polonês que adotou o nome de JOÃO PAULO II em homenagem ao antecessor, promovendo a seguir uma caminhada de paz e solidariedade cristão pelo mundo afora, com intervenções frequentes em defesa dos direitos humanos e das nações.
                     Foi o Papa mais novo desde o Papa Pio IX, sendo eleito na época com 58 anos. No entanto, tornou-se o Papa cuja ação foi mais decisiva no Século XX, as visitas aos paises ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões; para muitos tinha o carisma do Papa João XXIII; participou em eventos ecuménicos (foi o primeiro a pregar numa Igreja Luterana e numa mesquita, o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém); procedeu a numerosas beatificações e canonizações; escreveu 14 encíclicas, tinha o dom e sabia falar os seguintes idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polonês, sua língua nativa. Foi vitima de atentado através de extremista que em plena Praça de São Pedro e no meio da multidão atirou contra o Papa atingindo-o com dois tiros, após alguns anos de recuperação o Papa foi a cadeia e perdou o seu agressor. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI Foi proclamado Beato em 1º de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano.
                       O Santo Papa João Paulo II, título que em breve poderemos ostentar é com certeza merecido, a sua graça e presença em muito ajudou a milhares de pessoas e permanece na memória de todos, posso afirmar que vê e ouvir a voz de João Paulo II foi algo extrordinário, principalmente no período que tive a oportunidade (1980), em TERESINA precisamente no Aeroporto Santos Dumonto, onde o Papa falou para milhares de Piauienses entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, relamente maravilhoso, mesmo distante a emoção tomou de conta dos presentes, pois, na visita realizada no Brasil foram milhões de brasileiros que prestigiaram a sua santidade o Papa João Paulo II.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário