quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FALTA DE RESPEITO.

                 RESOLVI ESCREVER ESTE TEXTO PARA CHAMAR ATENÇÃO SOBRE A FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO, POR PARTE DE ALGUMAS EMPRESAS DE TRANSPORTE:
               
                 Inicialmente,  na terça-feirao (dia 13 de dezembro do corrente ano) decidi realizar uma viagem de Ibimirim a Recife, como faço quase que semanalmente, desta vez não fui de veiculo particular, achei por bem viajar de ônibus, essa, que alguns meses não fazia. Como em Ibimirim só temos linha de ônibus das EMPRESAS PROGRESSO E PENHA, resolvi fazer a viagem através EMPRESA PROGRESSO.

                 A alguns dias fiquei  sabendo que os ônibus com destino a Capital estavam passando mais cedo por volta das 23:30', o primeiro que faz a linha de Paulo Afonso a Recife e um segundo que passa em Ibimirim por volta das 2:30' da madrugada.
                 Decidido a viajar cheguei cedo ao local de embarque nas Lages, às 23 horas já estava esperando o ônibus, eu e mais duas pessoas, um rapaz e uma jovem, ambos aguardavam tranquilamente o ônibus como eu, sem estress, queriamos que chegasse logo o veículo para iniciar o trajeto Ibimirim/Recife. Citar que, dos três, eu fui o único que não tinha comprado a passagem, pois, não havia nenhuma informação se a compra da passagem deveria ser em algum ponto do local, se bem que todos os locais comerciais estavam fechados e também as residências próximas.
                   Finalmente, chega o primeiro ônibus com origem de Paulo Afonso por volta das 0:30', atrasado para o meu conhecimento, mas, chegou, que era o mais importante. Começa o sofrimento para mim, o motorista pergunta sobre a passagem, eu como não tinha comprado, fui impedido de entrar já que o condutor informou que as normas da empresa não permitia mais a venda avulsa, indaguei onde poderia ser comprada, o mesmo disse que não sabia! Indaguei se havia alguma informação por perto, tipo cartaz, placa, folheto ou divulgação que pudesse orientar alguma pessoa que desejasse viajar, o motorista falou que não sabia, após, falou que viria outro ônibus (JUAZEIRO/RECIFE) e que eu poderia conversar com o motorista do citado, que o mesmo poderia até vender se tivesse outra norma. Como não restava nada tive que me contentar em esperar o veículo que passaria lá para 2:30' da madrugada.
                   Pois bem, aproximadamente 1 hora após, surge um outro veículo da mesma EMPRESA PROGRESSO vindo de Petrolândia com destino a Recife, parou! o motorista veio me atender e contou a mesma história, que não poderia levar, eram as normas em vigor da empresa, a passagem somente poderia ser vendida na tal agência e que a mesma estava fechada , em outras palavras do motorista a qual discutimo : A SUA VIAGEM TERÁ QUE SER NO DIA SEGUINTE, POIS, NÃO TEMOS MAIS COTA E A PASSAGEM DEVE SER COMPRADA NO HORÁRIO MAIS CEDO.
                  
                  Disse ao MOTORISTA QUE: SE OUTRAS PESSOAS DECIDISSEM VIAJAR PARA RECIFE DEPOIS DAS 22 HORAS E DEPENDESSE DA EMRESA PROGRESSO, O QUE DEVERIAM FAZER, VISTO QUE, A AGÊNCIA PODERIA ESTAR FECHADA. Simples para a resposta recebida: NÃO VIAJAM ou melhor viajam no dia seguinte, Daí resolvi fazer este manifesto público.
                    Ressaltar que, a EMPRESA PROGRESSO usa a linha de ônibus com destino de cidades do Estado como CABROBÓ E PETROLÂNDIA e outras Interestaduais JUAZEIRO E PAULO AFONSO, passando por Ibimirim todas após as 23 horas, só que as pessoas só conseguem comprar a passagem segundo as informações dos motoristas se chegar cedo (cedo este que eu não sei dizer se é da manhã ou da tarde ou da noite).

                     O interessante, ainda passou um terceiro ônibus da Empresa Progresso o que vinha de Juazeiro, precisamente às 2:30". O Motorista muito educado me falou da impossibilidade de me levar, pediu desculpas e falou que viria um último ônibus (CABROBÓ), passaria mais ou menos trinta minutos depois.
                     
                     Pensei em desistir, depois de esperar das 23 horas até aquela hora, desistir seria uma forma de mostrar que eu seria irresponsável, então, resolvi aguardar o último ônibus. GRAÇAS A DEUS veio um outro veículo que NÃO ERA da Empresa Progresso e me levou até Recife, cheguei as 8 horas na Capital, chateado com a situação, pensei até em denunciar ou reclamar da falta de respeito com as pessoas, não o fiz, eu estava precisando resolver assuntos de importância, tanto é que tive que fazer todo um sacrificio e caso eu fosse fazer a denúncia iria perder meu tempo, preferi divulgar este manifesto para que esta situação não venha a acontecer. Com certeza para mim,  a Empresa Progresso é um atraso de vida.
                    Deus ajude que o Governo de fato e de direito faça um nova licitação pública e acabe com o monopólio destas, que não tem compromisso com o cidadão.

                   NA VERDADE NÃO CUSTARIA NADA COLOCAR UM ANÚNCIO OU PROPAGANDA DIZENDO QUE AS PASSAGENS SÃO VENDIDAS EM DETERMINADO LOCAL COM HORÁRIO PARA FACILITAR A VIDA DS PESSOAS.

                  HOJE, É INCONCEBÍVEL UM CIDADÃO FICAR ESPERANDO UM ÔNIBUS SEM SABER DAS INFORMAÇÕES DE CHEGADA E SAIDA, NEM SE QUER FICAR SABENDO DO LOCAL DE VENDA DAS PASSAGENS, COM TANTOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

                   Por fim, depois de passar a raiva e resolver assuntos importantes em Recife, voltei as 17 horas de Recife para Ibimirim. RETORNEI DE TRANSPORTE ALTERNATIVO, cheguei às 21:30' bem e sem stress.

Graças a Deus!

Adailton de Deus Lima
(0xx 87) 8865 8298.


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