terça-feira, 26 de agosto de 2014

PESQUISA IBOPE MOSTRA VITÓRIA DE MARINA NO 2° TURNO

Seguindo uma tendência de crescimento pós morte do então candidato Eduardo Campos do PSB, a candidata Marina Silva com os resultados da pesquisa do 1º turno sendo confirmados, a Vitória de Marina Silva será confirmado, pois, pesquisa Ibope encomendada pelo Estadão e pela TV Globo mostra que a nova candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, venceria a presidente Dilma Rousseff (PT) num eventual segundo turno se as eleições fossem hoje. Nesse cenário, Marina tem 45% das intenções de voto contra 36% da petista. Brancos e nulos são 9% e indecisos, 11%. 

Em um eventual segundo turno contra Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 41% das intenções de voto contra 35% do tucano. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 12%.

No levantamento anterior do Ibope, feito entre 3 e 7 de agosto, ainda com Eduardo Campos como candidato do PSB, Dilma vencia seus dois principais oponentes. Quando o adversário era Aécio Neves, a petista tinha 42% contra 36% do tucano. Na simulação contra Campos, Dilma tinha 44% das intenções contra 32% do pessebista.

Na primeira pesquisa a considerar Marina como candidata, feita pelo Datafolha entre 14 e 15 de agosto, Marina aparecia à frente de Dilma, mas dentro da margem de erro: 47% a 44%. Quando o adversário da presidente era Aécio, a petista tinha 47% das intenções ante 39% do tucano.

A pesquisa Ibope foi realizada entre 23 e 25 de agosto, por encomenda da Rede Globo e do jornal O Estado de S. Paulo. Foram feitas 2506 entrevistas em todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-428/2014.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ACIDENTE COM EDUARDO CAMPOS CHOCA O PAÍS

Milhares de pessoas estão incrédulas com o noticiário do acidente com o candidato a Presidente da República Eduardo Campos (PSB), ocorrido na manhã desta quarta-feira dia 13 de Agosto de 2014. As primeiras informações Campos tinha agenda prevista em Santos, nesta manhã. Ele havia marcado uma entrevista para esta quarta-feira, às 10 horas, na Praia do Mercado. Na agenda, também está prevista sua presença no Seminário Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, no Guarujá (SP), às 12 horas.O Avião com o candidato saiu do Rio de Janeiro, onde Eduardo Campos esteve concedendo entrevistas, a principal ao Jornal Nacional da Rede de Globo de Televisão na noite de ontem, na manhã de hoje saiu com destino ao Guarujá, mas ao chegar não conseguiu pousar, em virtude do mau tempo caindo sobre um conjunto residencial.
Campos morreu em acidente de avião, diz deputado

A assessoria de imprensa da Santa Casa da Misericórdia de Santos informou que todas as equipes médicas do hospital estão de plantão aguardando a chegada das vítimas do acidente com uma aeronave na cidade. A Santa Casa recebeu a informação de que cerca de 20 feridos serão encaminhados ao local.

MORRE EDUARDO CAMPOS (MORRE EDUARDO CAMPOS (MORRE EDUARDO CAMPOS, AOS 49 ANOS (MORRE O CANDIDATO EDUARDO CAMPOS (Morre o candidato Eduardo Campos (Morre o candidato Eduardo Campos (Morre o candidato Eduardo Campos (Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo)))))))

Natural do Recife, Eduardo Henrique Accioly Campos é filho da deputada Ana Arraes e do escritor Maximiano Campos e neto do ex-governador Miguel Arraes. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde começou a atuar na militância política, como presidente do Diretório Acadêmico em 1985. No ano seguinte, participou da campanha de reeleição de Arraes ao governo de Pernambuco, se tornando o seu chefe de gabinete. Em 1990, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi eleito deputado estadual. Chegou ao Congresso Nacional em 1994, eleito com 133 mil votos. No ano seguinte, foi secretário do governo e, em 1996, secretário da Fazenda. Foi reeleito em 1998 para a Câmara Federal, como deputado mais votado de Pernambuco, com 173.657 votos. Seu terceiro mandato como deputado federal veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo Lula.

Governador de Pernambuco Eduardo Campo no Município de Ibimirim com o Prefeito José Adauto em 2013.


Candidato à presidência pelo PSB Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo. Ex-governador de Pernambuco tinha 49 anos e deixa 5 filhos. Acidente com jato aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (13) (© Tassio Ricardo)
No ano seguinte, tornou-se ministro da Ciência e Tecnologia e, em 2005, assumiu a presidência nacional de seu partido. No início de 2006, se licenciou do cargo para concorrer ao governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco, sendo eleito. Ele foi reeleito com 82,84% dos votos nas eleições de 2010.
Em 2014, renunciou ao cargo de Governador de Estado para sair candidato a Presidente da República ao lado de Marina Silva.
Eduardo Campos era casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem tem cinco filhos – Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel Campos.



sábado, 9 de agosto de 2014

ESCOLA DE CONSELHOS EM IBIMIRIM NOTA 10



Em Pernambuco a formação adequada dos profissionais das diversas áreas sociais tem sido nos últimos meses um privilégio de alguns municípios, principalmente quando se qualifica os operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, desde o ano de 2008 que a Escola de Conselhos de Pernambuco vem oportunizando pessoas ligadas diretamente a rede de proteção e defesa dos direitos da infância e da juventude, levando o conhecimento teórico e prático das situações de violação dos direitos.


Inaugurada em 2008, a Escola de Conselhos de Pernambuco busca a formação dos atores que atuam na defesa, no controle e na promoção dos direitos da criança e do adolescente. Idealizada através do Professor Humberto Miranda, conta com o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Registrar a importância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que, por meio da Fundação Apolônio Salles, é responsável pela execução do projeto, além do desenvolvimento dos cursos e da divulgação das publicações.


Em 2014, a Escola de Conselhos iniciou na Capital Recife e nos Municípios de Caruaru, Surubim, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Palmares, Paudalho, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Pesqueira,  o Curso Ser Conselheiro, regionalizando a aprendizagem de técnicos de diversos municípios. O Município de Ibimirim recebeu pela primeira vez a Escola de Conselhos, participando semanalmente das atividades no Auditório da Prefeitura, onde são ministradas as aulas para os inscritos de Ibimirim e profissionais de Inajá, Manari, Tacaratu e Itaíba. 

O encontro aos sábados, vem melhorando a rede de proteção conforme alguns relatos, além da participação da Vice-Prefeita do Município, Vereadora de Itaíba, Secretárias Municipais de Desenvolvimento Social, Juventude e Emprego de Ibimirim, encontram-se em sala para a capacitação, Conselheiros Municipais de Direitos, Tutelares, Assistentes Sociais, Psicólogos, Coordenadores de CRAS e CREAS, entre outros profissionais, que vêem no curso a melhoria da oferta dos serviços públicos nas cidades citadas, onde os alunos do curso compreendem o seu papel como ator responsável para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Os relatos dos alunos e alunas reforçam que a Escola de Conselho de Pernambuco é uma conquista plena e deve ser continuamente levados a outros centros, consolidando como um espaço de qualificação reconhecidamente capaz de ofertar a excelência na aprendizagem de pessoas que assumem uma função pública, especialmente nas áreas da assistência social, educação, saúde e/ou nas instituições diretamente voltadas ao cumprimento do estatuto da criança e adolescente.

Destacar a presença no período das aulas dos Professores renomados do Estado, a citar: Coordenador da Escola de Conselhos e Professor da UFRPE  Humberto Miranda, Prof. Silvino Neto - ex Presidente do CEDCA, Psicologo Roberto Pacheco,  Profª. Rosely Arantes, Romero Silva - Ex-Conselheiro Tutelar e Representante do Estado de Pernambuco no Forum Nacional dos Conselheiros Tutelares, Telma Low, etc... 

 
A Escola de Conselhos é uma conquista dos operadores do direito e a sua atuação merece o reconhecimento de todos.
Parabéns ao Prof. Humberto Miranda e toda a sua equipe.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SELO UNICEF - I FÓRUM COMUNITÁRIO DE IBIMIRIM

O Município de Ibimirim realizou no dia 07 de Agosto no Centro do Idoso, o I FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF Município aprovado que faz parte da edição 2013/2016. O evento contou com a participação de diversos órgãos governamentais e da sociedade civil, destaque para a participação de adolescentes do NUCA - Núcleo de Cidadania do Adolescente de Ibimirim, que prestigiaram a programação ativamente.
O I Fórum Comunitário teve inicio com a fala do Articulador do SELO UNICEF Adailton de Deus Lima, que falou da importância do diagnóstico da situação atual do Município, comparando os dados com os últimos apresentado na edição 2009/2012, disse ainda, do papel da rede de atendimento no enfrentamento dos problemas que ocorrem e não são sanados, causando prejuízos irreparáveis a sociedade. A Vice-Prefeita do Município Maria de Fátima dos Santos Lima representou o Prefeito José Adauto da Silva que esteve ausente por motivo de interesse do município. A Vice-Prefeita falou que as propostas no Plano de Ação serão de grande valia par melhorar as condições da população, ou seja, não devemos deixar no papel as sugestões, devemos executá-las, disse Maria de Fátima. O trabalho teve ainda como destaques a palestra com o Comandante do Pelotão da Policia Militar em Ibimirim Sargento Leonado Alexandrino que falou do Programa Patrulha Mirim e os benefícios para o desenvolvimento de adolescentes. 
Entre as autoridades que pronunciaram o Defensor Público do Estado Dr. José Antonio afirmou da importância do evento para as ações do Poder Público, reforçou que a Defensoria Pública é uma Instituição auxiliar do Ministério Público e que traz a oportunidade as pessoas em situação de risco a procurar para receber o atendimento nos casos jurídicos. 
O I FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF teve apresentação cultural com o Grupo de Dança da ASSEVA e do Serviço de Convivência, sendo uma iniciativa do CMDDCA com a participação dos órgãos governamentais e as diretrizes da Comissão Intersetorial, promovendo amplo debate com os Profissionais da Secretaria de Educação sob a coordenação da Professora Leutânia Gomes, da Secretaria de Saúde coordenada por Luciana Flávia, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente através José Filho e Francisco Manoel, Além da efetiva participação de Jannine Gomes Secretária Executiva da Ação Social, José Ataide Presidente do CMDDCA e da Especialista da Infância Socorro Ferreira.
O NUCA - Núcleo de Cidadania do Adolescente teve destaque, pois, após a sua criação os 27 adolescente vem se encontrando e discutindo os problemas mais previsíveis na cidade e que precisam serem sanados, para tanto o evento colocou os jovens dentro da realidade das deliberações. O Adolescente Sildebrando falou em nome do Núcleo e se prontificou a colaborar com todas as atividades.
ADOLESCENTES DO NUCA
ESPECIALISTA DA INFÂNCIA SOCORRO FERREIRA E A VICE-PREFEITA MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS LIMA.

GRUPO DE DANÇA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

COORDENADORA DO CONSELHO TUTELAR JOANA NANCY, SAÚDE VALDEIR CORDEIRO, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO LEUTÃNIA GOMES E SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ROSILENE SILVA.

SECRETÁRIA EXECUTIVA JANNINE GOMES, PROFª. SOCORRO ASSIS E MARIA DO SOCORRO.

ADOLESCENTE REALIZANDO A INSCRIÇÃO NO FÓRUM
ADAILTON DE DEUS LIMA ARTICULADOR DO SELO UNICEF

sábado, 2 de agosto de 2014

MUNICÍPIOS DEVEM CUMPRIR COM A LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A partir deste sábado (02/08) os Municípios tem a responsabilidade de assumir a gestão dos resíduos sólidos, conforme o prazo de quatro anos para as cidades brasileiras adequarem sua gestão do lixo às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A Lei foi sancionada em 2 de agosto de 2010, ela determina ações como a extinção dos lixões do país, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.
A situação para muitos é de extrema gravidade, pois, já no dia 03 os municípios com lixo a céu aberto podem responder por crime ambiental, com aplicação de multas de até R$ 50 milhões, além do risco de não receberem mais verbas do governo federal, além de sanções aos gestores municipais. 
Relatórios do Ministério do Meio Ambiente, atualmente 2.202 municípios de um total de 5.570, estabeleceram medidas para garantir a destinação adequada do lixo que não pode ser reciclado ou usado em compostagem, aqueles que não se adaptaram serão notificados para que se adeque a realidade com o prazo curto, sofrendo as punições previstas na legislação é o que afirma os Promotores de Justiça.  
Para amenizar o problema os pequenos municípios vem realizando a criação de consórcios para que a gestão seja compartilhada, sendo que em alguns casos a distância de um município para outro ultrapassa os limites possíveis e acaba ficando difícil a consolidação de uma ação conjunta, como é o caso do COMSIM - Consórcio que reune os Municípios de Floresta, Carnaubeira da Penha, Belém de São Francisco, Tacaratu, Itacuruba, Jatobá e Ibimirim, todos localizados no Sertão Pernambucano, onde  apenas Ibimirim já tem parte do seu aterro construído, os outros estão na dependência de vários fatores burocráticos para resolver a situação. 
Diante do caos que os munícipes sofrem, a justiça através das promotorias já informou que a solução deve ser imediata e que não tolerará negligência por parte dos prefeitos, ou seja, a Lei deve ser cumprida, porém, no caso da excepcionalidade há a possibilidade de prorrogação por meio de acordos firmados entre os municípios e o Ministério Público. “O prazo se encerra, mas quem não cumprir pode fazer a prorrogação por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)", mas que, cada caso será analisado, conforme as justificativas dos gestores.
  •  
Plano Nacional de Resíduos Sólidos PNRS (Foto: Editoria de Arte/G1)

Principais objetivos
A PNRS tem como prioridades a redução do volume de resíduos gerados, a ampliação da reciclagem, aliada a mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e a extinção dos lixões. Além disso, prevê a implantação de aterros sanitários que receberão apenas dejetos, aquilo que, em última instância, não pode ser aproveitado.

Esses aterros, por sua vez, deverão ser forrados com manta impermeável para evitar a contaminação do solo. O chorume, líquido liberado pela decomposição do lixo, deverá ser tratado. O gás metano que resulta da decomposição do lixo, que pode explodir, terá que ser queimado.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os instrumentos da PNRS ajudarão o país a reciclar 20% dos resíduos já em 2015. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes a 2012 e que são os mais recentes, apontam que só 3,1% do lixo gerado no país naquele ano foi destinado à coleta seletiva e que 1,5% dos resíduos domiciliares e públicos foram recuperados.
Lavar lixo reciclável (Foto: G1)
Naquele ano, o Brasil gerou 62,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos e coletou 57,9 milhões de toneladas deste total. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe, 42% do montante coletado teve destinação inadequada e em 3.352 cidades os detritos foram encaminhados para lixões ou aterros controlados – que, para especialistas, são apenas lixões melhorados.
Incapacidade técnica
Geraldo Antônio Reichert, coordenador da Câmara temático de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), afirma que a maioria das cidades com problemas na gestão dos resíduos sólidos não cumpriram o prazo a tempo por não terem dinheiro em caixa e não conseguirem financiamento do governo federal.

O presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, disse que os altos índices de destinação irregular poderiam ter caído se os municípios tivessem utilizado instrumentos disponíveis na Lei de Saneamento Básico, que incluem verbas do governo federal para obras. Mas, segundo ele, faltou capacidade técnica às prefeituras para montar projetos adequados às regras da União.
fonte: O Globo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CORINTHIANS APRESENTA OFICIALMENTE LODEIRO

O Uruguaio Nicolás Lodeiro jogador da Seleção Uruguaia e ex do Botafogo, foi apresentado oficialmento no Corinthians, o total da transferência de Lodeiro para o Corinthians foi de R$ 4,5 milhões. O Timão deu uma entrada de R$ 1 milhão ao Botafogo, e repetirá o valor daqui a um ano. O restante será pago por meio dos salários de Emerson Sheik: o clube tem crédito com o clube carioca, referente ao atacante que foi emprestado ao Fogão até o fim do ano. Ele chega para concorrer por uma vaga em um meio-campo consolidado com Ralf, Elias, Petros e Jadson como titulares.
Após enfrentar uma série de treinos e burocracias para vestir a camisa do Corinthians ao lado do diretor de futebol Ronaldo Ximenes, nesta sexta, Nicolás Lodeiro se disse aliviado. O jogador uruguaio se impressionou com a estrutura do CT Joaquim Grava e disse não pensar mais no ex-clube: agora, quer marcar sua passagem no Timão e provar que pode ser titular.
Lodeiro recebe a camisa de Ronaldo Ximenes (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
– É um passo muito importante da minha carreira vir a um time grande como o Corinthians. Já passei por um momento difícil, mas não é momento de pensar nisso. Já foi o passado. Quero jogar e fazer meu melhor aqui.
A comissão técnica e a diretoria do Corinthians estão satisfeitas com as condições de Lodeiro. Após disputar a Copa do Mundo pela seleção uruguaia, o jogador chegou com ritmo de jogo ao Timão, e deve ganhar uma chance com Mano Menezes em breve. Ele provavelmente vestirá a camisa 14, número com o qual se identifica desde que começou a jogar futebol. O banco de reservas, aliás, não é um problema para o reforço.