sábado, 9 de agosto de 2014

ESCOLA DE CONSELHOS EM IBIMIRIM NOTA 10



Em Pernambuco a formação adequada dos profissionais das diversas áreas sociais tem sido nos últimos meses um privilégio de alguns municípios, principalmente quando se qualifica os operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, desde o ano de 2008 que a Escola de Conselhos de Pernambuco vem oportunizando pessoas ligadas diretamente a rede de proteção e defesa dos direitos da infância e da juventude, levando o conhecimento teórico e prático das situações de violação dos direitos.


Inaugurada em 2008, a Escola de Conselhos de Pernambuco busca a formação dos atores que atuam na defesa, no controle e na promoção dos direitos da criança e do adolescente. Idealizada através do Professor Humberto Miranda, conta com o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Registrar a importância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que, por meio da Fundação Apolônio Salles, é responsável pela execução do projeto, além do desenvolvimento dos cursos e da divulgação das publicações.


Em 2014, a Escola de Conselhos iniciou na Capital Recife e nos Municípios de Caruaru, Surubim, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Palmares, Paudalho, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Pesqueira,  o Curso Ser Conselheiro, regionalizando a aprendizagem de técnicos de diversos municípios. O Município de Ibimirim recebeu pela primeira vez a Escola de Conselhos, participando semanalmente das atividades no Auditório da Prefeitura, onde são ministradas as aulas para os inscritos de Ibimirim e profissionais de Inajá, Manari, Tacaratu e Itaíba. 

O encontro aos sábados, vem melhorando a rede de proteção conforme alguns relatos, além da participação da Vice-Prefeita do Município, Vereadora de Itaíba, Secretárias Municipais de Desenvolvimento Social, Juventude e Emprego de Ibimirim, encontram-se em sala para a capacitação, Conselheiros Municipais de Direitos, Tutelares, Assistentes Sociais, Psicólogos, Coordenadores de CRAS e CREAS, entre outros profissionais, que vêem no curso a melhoria da oferta dos serviços públicos nas cidades citadas, onde os alunos do curso compreendem o seu papel como ator responsável para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Os relatos dos alunos e alunas reforçam que a Escola de Conselho de Pernambuco é uma conquista plena e deve ser continuamente levados a outros centros, consolidando como um espaço de qualificação reconhecidamente capaz de ofertar a excelência na aprendizagem de pessoas que assumem uma função pública, especialmente nas áreas da assistência social, educação, saúde e/ou nas instituições diretamente voltadas ao cumprimento do estatuto da criança e adolescente.

Destacar a presença no período das aulas dos Professores renomados do Estado, a citar: Coordenador da Escola de Conselhos e Professor da UFRPE  Humberto Miranda, Prof. Silvino Neto - ex Presidente do CEDCA, Psicologo Roberto Pacheco,  Profª. Rosely Arantes, Romero Silva - Ex-Conselheiro Tutelar e Representante do Estado de Pernambuco no Forum Nacional dos Conselheiros Tutelares, Telma Low, etc... 

 
A Escola de Conselhos é uma conquista dos operadores do direito e a sua atuação merece o reconhecimento de todos.
Parabéns ao Prof. Humberto Miranda e toda a sua equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário