quinta-feira, 30 de junho de 2011

TUBARÕES VOLTAM A ATACAR SURFISTAS EM RECIFE

                      O medo voltou a tomar de conta dos frequentadores das praias do Recife, no dia 29 na Praia do Pina imediações do Bairro de Brasilia Teimosa, Marlisson Danilo Lima dos Santos, 21 anos, foi atacado por um tubarão,  o jovem surfista sofreu lesões na perna direita quando estava no mar.
                  O Instituto Oceanário de Pernambuco informou que o local onde o surfista foi socorrido é proibido para a prática de esportes náuticos, incluindo o surfe, conforme dados levantados este é o 54º caso de ataque de tubarão registrado no estado desde 1992, data em que o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) começou a catalogar os casos e de acordo com instituto, o último ataque de tubarão foi registrado em setembro de 2009, provocando a morte de um banhista de 15 anos.
                A vítima mais recente foi socorrida por banhistas e levadas por um taxista até o Hospital da restauração, onde onde foi submetido a uma cirurgia, ainda de acordo com o hospital, o surfista chegou ao hospital consciente e recebeu instruções e cuidados médicos assim que entrou na sala de cirurgia.
               O surfista estava em um local conhecido como "Buraco da Velha", no Bairro Brasília Teimosa, na zona sul da capital pernambucana, o local é bastante frequentado e alguns surfistas praticam o surf por acharem que não havia mais riscos de ataques de tubarão.

Erro de identificação

            Para Marcelo Szpilman, biólogo marinho especialista em peixes marinhos e tubarões, o ataque deste quarta-feira apresenta características semelhantes a "um erro de identificação do tubarão. Naquela região a água do mar é turva e o animal errou o ataque. Acredito que tenha sido um ataque de tubarão cabeça-chata, que se alimenta de peixes. Em 90% dos casos de acidente com tubarão no mundo são por erro de identificação. Quando ele está perto do que vai atacar, ele passar a usar a visão. Como a água não é cristalina o erro acontece."
            Szpilman disse ainda que acredita que uma fêmea de tubarão tenha sido a responsável por morder o surfista. "As fêmeas atingem um tamanho maior e, pela dimensão das lesões do surfista, acredito que seja uma fêmea. O objetivo do tubarão não era o surfista, mas algum peixe. Quando o ataque é para alimentação, os ataques são sucessivos. Neste caso foi uma mordida só".

Placas alertam para o risco de ataque de tubarões em praia onde surfista foi atacado pelo animal nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Instituto Oceanário de Pernambuco)
Placas alertam para o risco de ataque de tubarões em praia onde surfista foi atacado pelo animal nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Instituto Oceanário de Pernambuco)

Recomendações para evitar ataques de tubarão
                  
                 O Instituto Oceanário de Pernambuco, desenvolve um trabalho educativo com os frequentadores das praias de Pernambuco para evitar casos de ataques de tubarão na região. Uma cartilha é divulgada nos pontos considerados de maior risco.
                 De acordo com o documento, obedecer aos avisos das placas de advertência nas praias é a principal orientação. A cartilha recomenda evitar banhos durante as marés altas, nas manhãs e nos fins de tarde (quando os tubarões estão mais ativos), nos períodos de lua nova, nas bocas de rios, em águas de ultrapassem a linha da cintura, quando a água estiver turva e caso esteja com algum sangramento. 

Cartilha ensina banhistas e surfistas a evitarem ataques de tubarões em Pernambuco (Foto: Divulgação/Instituto Oceanário de Pernambuco)
Cartilha ensina banhistas e surfistas a evitarem ataques de tubarões em Pernambuco (Foto: Divulgação/Instituto Oceanário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário