quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROGRAMA FAÇA PARTE - DE OLHO NA RUA



















PROJETO FAÇA PARTE REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE







                     A Prefeitura da Cidade do Recife, realizou na última Terça-Feira no Centro Cultural Rossini Couto, o Encontro de Sensibilização e Capacitação, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) visando capacitar profissionais das áreas de risco e de prevenção, o Programa "De Olho na Rua", tem a participação de diversos órgãos, o encontro articulado entre a SDHSC, Sindicato da Habitação de Pernambuco e a Secretaria de Defesa Social, promoveu a capacitação com profissionais da área de segurança sobre os direitos da criança e do adolescente.
                     O encontro teve entre outros objetivos o de orientar os porteiros e sindicos dos prédios da cidade para atuarem em conjunto com os órgãos de defesa e segurança do Estado, no evento estiveram presentes mais de 400 profissionais da área de segurança que trabalham em edifícios, hotéis e lojas, sendo abordados assuntos sobre os direitos da criança e do adolescente, em especial nas formas de violência e meios denunciativos para que eles possam atuar de maneira proativa na prevenção de crimes e consequente diminuição dos índices de criminalidade nas ruas e dentro de seus estabelecimentos.

                       Participaram da capacitação, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, o Representante Majoer Moura da Secretário de Defesa Social, e a Coordenadora do programa De Olho na Rua, Telma Rejane, Representante da Escola que Protege e da Ministra Maria do Rosário, de Direitos Humanos.

                        O Faça Parte é resultado de um convênio da Prefeitura do Recife com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e tem como objetivo formar e capacitar 150 agentes multiplicadores na promoção dos direitos da criança e do adolescente que trabalham no entorno dos mercados da Encruzilhada e Afogados.

                      Durante todo o dia, cerca de 400 profissionais da área de segurança  ouviram sobre os temas, o representante da Secretaria de Defesa Social, Major Moura, apresentou como funciona o sistema de comunicação entre os edifícios e a central da SDS, que funciona via rádio. Segundo ele, “o método garante credibilidade e agilidade na resposta e ação no combate a qualquer tipo de violência que os porteiros possam identificar ou no socorro de possíveis vítimas”.

                      Fazendo um apresentação sobre os direitos da criança e do adolescente, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, frisou as formas denunciativas de abuso e exploração sexual contra o público infanto-juvenil. Sobre o principal objetivo da parceria, Amparo afirmou que “o porteiro é grande aliado no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, pois se encontram em um lugar privilegiado e tem contato direto com a polícia através do rádio”.

                     Muito satisfeito com a capacitação, o porteiro Edvaldo Silva, elogiou o evento da SDHSC. “É muito importante palestras que falam sobre os direitos humanos, sobre o social, porque quando falamos sobre isso, estamos falando de nós mesmos”. O Porteiro Max, frisou que o trabalho de orientação para estes profissionais, cotribui para erradicar a violência contra crianças e adolescentes.
                  Estivemos presente ao evento realizando Palestra sobre o tema: Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal nº 8.069/90, Tipos de Violência/Identificaçao/Métodos/Técnicas e Encaminhamentos, e a importância do DISQUE 100.
                 
                 A  Conclusão do encontro é de que muitos trabalhadores dos edificios da cidade de Recife, não conheciam a sua importância, bem como, muitos desconhecem as leis de proteção às crianças e adolescentes, após, o evento todos elogiaram a iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e os parceiros. 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário