quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tribo do skate invade Parque da Jaqueira para ‘surfar’ no longboard


O Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, virou reduto dos skatistas. A turma se encontra para praticar uma das modalidades do esporte: longboard, o surfe skate. Os garotos conseguem “surfar” e fazer as mais diversas manobras em uma pista reservada do espaço.
Os chamados longboards são skates grandes. Alguns têm mais de um metro, e quem pratica diz que a sensação é de liberdade. “Longboard para mim é uma forma de vida. É um momento de lazer que eu tenho”, contou o turismólogo Tárcio França. “É um esporte que proporciona você fazer muitas amizades bacanas”, completou o skatista Fred Kox.
A tribo do skate invade a Jaqueira e dança em cima da prancha. Os praticantes ficam agachados como se estivessem entrando num tubo, numa onda. Mandam slides, umas cavadas na curva. “Antigamente o skate era praticado por surfistas, que quando o mar estava flat, e a brincadeira tinha que continuar, eles encontravam esse meio do skate para poder ter a mesma sensação do surfe. Evoluiu muito porque na época se andava com skate pequeno, hoje nós temos skates maiores, com rodas melhores, com truck [eixos do skate] que simula bem o surfe e tudo leva realmente ao surfe no asfalto de primeira linha”, explicou o professor de educação física Eugênio Miranda.
Essa brincadeira está virando febre entre adultos, adolescentes e crianças. Febre em família. “Eu já ando há 13 anos. Meu filho sempre quis andar e meu sobrinho andava de street. No ano passado eles entraram e hoje estão apaixonados”, contou o artista plástico Hugo Freitas.
Um outro Hugo, estudante e também amante do esporte, conta que o skate é bom para reunir os amigos. “Quanto mais você anda, mais você quer andar. Bom é que cada um tem o seu estilo. Eu desenvolvi melhor o freerider de rua, estilo livre. É uma sensação muito boa você andar com seu grupo, com seus amigos que curtem o mesmo esporte”, comentou o estudante Hugo Bresani.
O adolescente agora está de férias, mas estava estudando para prestar vestibular e mesmo assim os pais não o proibiam de andar de skate. “Pelo contrário, às vezes eu estou muito nervoso em casa e minha mãe fala: ‘meu filho, vá andar um pouquinho de skate’”, contou.
Sem dúvida, o skate é um esporte para qualquer época do ano. E o melhor disso tudo é poder levar o carrinho para todos os lugares, basta uma pista, um asfalto lisinho. “O longboard para mim é um escape durante a semana para tirar o estresse”, afirmou Tárcio França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário