segunda-feira, 21 de maio de 2012

ABUSO SEXUAL UM CRIME SILENCIOSO.

A REVELAÇÃO

                   O Fantástico exibido no dia 20 de maio (domingo último) apresentou uma entrevista com a apresentadora Maria da Graça Meneghel, mais conhecida artisticamente como "XUXA". A Rainha dos baixinhos conta na sua história de vida que foi abusada sexualmente quando criança, Xuxa fez uma revelação: "Eu fui abusada", disse ainda,  que sofreu violência sexual várias vezes até os 13 anos e não contou a ninguém porque se sentia culpada, como se ela tivesse feito algo errado para passar por aquilo. Xuxa também afirmou que Ayrton Senna é sua alma gêmea e que, pouco antes do piloto morrer, tinha decidido procurá-lo para tentar retomar a relação, mas, que não foi rápida o suficiente para encontrá-lo em vida.  Reprodução
                         

                   Segundo Xuxa, o fato de ter sido abusada na infância "Não foi uma pessoa, foram algumas pessoas em momentos diferentes da minha vida. Eu me sentia mal, suja, errada", os abusadores pessoas muito próximas da familia (Amigo do pai que queria ser o seu padrinho, o namorado da avó e um ex-professor) para ela os abusos fizeram com que durante os muitos anos pós vilência levasse consigo o trauma de não poder amar verdadeiramente.  A apresentadora falou ainda das dificuldades em casar, pois acha que os abusos interferem nos relacionamentos e por se considerar culpada não consegue se ver com um marido ao seu lado, disse ainda que teve coragem de falar somente agora, por sentir que todas as crianças que jé tiveram essa experiência não merecem ou mereciam passar por o momento tão doloroso e trágico.
PARA ENTENDER O ABUSO SEXUAL 
                  
“A violência é, antes de tudo, uma violação dos direitos humanos, que se manifesta sob diversas formas em espaços públicos e privados” (Sanchez, 2003, p. 39)‏. Não tem raízes biológicas, não depende de classe social. Mas a violência contra crianças e adolescentes não está isolada das relações econômicas, das relações de gênero, de raça e de cultura que configuram a estrutura de uma sociedade.

ABUSO SEXUAL – Toda ação praticada por um adulto (ou pessoa em estágio de desenvolvimento psicossocial mais adiantado em relação à criança e ao adolescente), que numa relação de poder, obriga uma criança a práticas sexuais por meio da força física, de influência psicológica (intimidação, aliciamento, indução da vontade, sedução) ou do uso de armas e drogas.

                        Infelizmente, o caso de Xuxa não é o primeiro e nem será o último, muitas crianças e adolescentes continuam passando tal situação que aflige a nossa população, são milhares de casos que encontram-se acobertados pela própria vitima e outros pela familia e a sociedade.
                       Em lugar de tomarmos a violência como uma violação e transgressão de normas, regras e leis, preferimos considerá-la sob dois outros ângulos. Em primeiro lugar, como conversão de uma diferença e de uma assimetria, numa relação hierárquica de desigualdade, com fins de dominação, de exploração e de opressão. Isto é, a conversão dos diferentes em desiguais e a desigualdade em relação entre superior e inferior. Em segundo lugar, como a ação que trata um ser humano não com sujeito, mas como uma coisa. Esta se caracteriza pela inércia, pela passividade e pelo silêncio de modo que, quando a atividade e a fala de outrem são impedidas ou anuladas, há violência. (Chaui, 1985, citado por Adorno, 1988, p. 6)
                       É necessário parar com este crime, para tanto cabe a familia o apoio e a devida educação para que situações vivenciadas pela apresentadora e outras milhares de crianças e adolescentes não volte a acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário