segunda-feira, 18 de abril de 2016

Câmara aprova o processo de impeachment


            Em uma votação histórica neste domingo 17 de Abril de 2016, e com o resultado final de 367 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou às 23h47 a autorização para ter prosseguimento no Senado do processo de impeachment da Presidente Dilma Roussef. O placar teve ainda, 07 abstenções e 02 votos ausentes, os 513 deputados.

            Os próximos passos do processo será a entrega ao Senado Federal nesta segunda-feira (18), para começar a tramitar na Casa. Os senadores poderão manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias. 

            A possibilidade de uma decisão contrária a Dilma se tornou mais forte ao longo da última semana, quando alguns dos principais partidos da base aliada, como PP e PSD, deixaram o governo e passaram a apoiar o impeachment.

           
            O governo sofreu alguns golpes na sua articulação para tentar barrar o processo na Câmara. Mauro Lopes (PMDB-MG), exonerado da Secretaria de Aviação Civil para votar contra o impeachment, acabou votando a favor da continuidade do processo.
Por volta das 22h, quando o placar já contava quase 300 votos "sim", o líder do governo da

            A sessão que decidiu pela continuidade do processo de impeachment iniciou às 14 horas, após alguns desentendimentos o Presidente da Câmara Eduardo Cunha colocou ordem na casa, até que após o pronunciamento do Relator do processo Deputado Jovair Arantes, e ainda, a fala das lideranças dos partidos, foi autorizado a sessão de votação, culminando com a derrota do Governo Federal.