domingo, 5 de julho de 2015

CHUVAS PODEM DIMINUIR NA RMR


   








             Na região metropolitana do Recife, o que tem se visto nos relatos e imagens em várias redes sociais é o caos ocasionado por fortes chuvas dos últimos dias, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de que haverá uma diminuição, mas, as próximas chuvas podem ainda causar muitos prejuízos, principalmente nas áreas de riscos.

           Os membros da CODECIPE e da Defesa Civil dos Municípios vem alertando os moradores das áreas mais criticas para que busquem se refugiar em locais seguros, deixando as casas que apresentem risco de desabamento ou as encostas que estão em situação de ocasionar acidentes, o estado de alerta continua, apesar da Defesa Civil não ter registrado nenhuma ocorrência na última madrugada e da trégua prevista pela Apac, o estado de alerta, decretado neste sábado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, continua. 

Da sexta-feira ao sábado, choveu no Recife 134 mm, o equivalente ao esperado para 13 dias do mês de julho. Nos últimos 10 dias, choveu 681,4 mm na capital pernambucana - o dobro do esperado para todo o mês de junho.

Segundo o Gabinete Integrado de Proteção Civil - composto pela Codecipe, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Apac - registrou 387 ocorrências, entre deslizamentos de barreiras, solicitação de vistorias, cortes de árvores, pontos de alagamentos e quedas de muros. Dezesseis municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata acionaram as suas coordenadorias municipais de defesa civil. 

Nove municípios decretaram estado de alerta: Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Xexéu, Barreiros e Palmares.