terça-feira, 30 de setembro de 2014

PRISÃO DOMICILIAR PARA DELATOR


A Justiça Federal do Paraná concedeu na tarde desta terça-feira (30) o benefício da prisão domiciliar ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Em nota, a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba informou que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso, atendeu ao pedido do Ministério Público Federal para conceder o benefício.



A Polícia Federal será responsável pela transferência e fiscalização do cumprimento da prisão domiciliar, que será feito com uma tornozeleira eletrônica. A previsão é que ele será liberado nesta quarta-feira (1º) quando será transferido para o Rio de Janeiro, onde tem residência fixa.


Conforme a Justiça Federal, o acordo sobre a delação premiada do ex-diretor da Petrobras foi assinado nesta segunda-feira, 29, e avalizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Paulo Roberto Costa é acusado de integrar esquema de desvio de recursos da Petrobras em associação com o doleiro Alberto Youssef.


Ele confessou, em delação premiada, ter recebido US$ 23 milhões para intermediar contratos com empresas fornecedoras da estatal, além de ter recebido R$ 1,5 milhão para "não atrapalhar" a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Parte dos recursos desviados alimentaria doações a políticos, entre deputados, senadores e governadores de partidos aliados ao governo federal.


Nesta tarde, os procuradores responsáveis pelo acordo de delação premiada do ex-diretor pediram o cumprimento do benefício de Paulo Roberto Costa. Ele está preso desde março após investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

DIAGNOSTICADO CASO DE EBOLA EM TERRITÓRIO AMERICANO

O Governo dos Estados Unidos, através do Centro de Prevenção e Controle de Doenças diagnosticou seu primeiro caso de contaminação com o vírus Ebola no país - o primeiro fora da África. Esse é o primeiro paciente a ser diagnosticado com Ebola nos Estados Unidos e, segundo autoridades sanitárias americanas, o primeiro fora da África. "Até onde sabemos, este é o primeiro paciente diagnosticado (com Ebola) fora da África", declarou a jornalistas o diretor do CDC, Tom Frieden.
"Não tenho dúvidas de que iremos controlar essa importação, ou esse caso de Ebola, de forma que não se dissemine amplamente neste país", acrescentou Frieden, que informou que o homem infectado se encontra criticamente doente.
Segundo a Casa Branca, o presidente americano, Barack Obama, foi informado pelo CDC sobre o caso.
Frieden garantiu haver "risco zero" de que qualquer pessoa tenha sido infectada no voo que trouxe o homem para os Estados Unidos, porque o homem não embarcou com os sintomas. Além disso, frisou, o país será capaz de controlar a doença.
"Ele teve a temperatura verificada antes de embarcar, e não há razão para pensarmos que alguém no voo em que ele estava correria riscos", declarou.
No entanto, o diretor do CDC reconheceu que um "punhado" de pessoas, sobretudo familiares, teria mantido contato com o homem quando ele ficou doente, e que elas estão sendo monitoradas para o caso do surgimento de sintomas. 
Mais cedo, um porta-voz do CDC tinha informado à AFP que o paciente foi infectado na Libéria e viajou para o Texas, onde está hospitalizado com sintomas já confirmados como um caso de vírus do Ebola.
"Ele se contaminou com a doença na Libéria", disse o porta-voz, acrescentando que não se trata de um funcionário da área de Saúde.
A informação foi confirmada pelo Hospital Presbiteriano de Dallas, que anunciou ter colocado uma pessoa em situação de total isolamento com base em "sintomas e em um histórico recente de viagens".
Os Estados Unidos já trataram pacientes contaminados com Ebola durante o surto atual no oeste da África, inclusive os médicos americanos Kent Brantly e Rick Sacra, infectados na África Ocidental e repatriados para tratamento em seu país. Os dois conseguiram se recuperar da doença.
Outro paciente, com suspeita de exposição ao Ebola, foi hospitalizado nos arredores da capital americana no fim de semana, mas ainda não há confirmação de que tenha sido contaminado pelo vírus mortal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior epidemia de Ebola já registrada infectou, até agora, mais de 6.500 pessoas em cinco países do oeste africano e matou 3.091 desde o começo do ano.
Não há vacina, ou medicação, para tratar o Ebola, que surgiu pela primeira vez na África em 1976.
A febre hemorrágica provoca um amplo espectro de sintomas, incluindo febre alta, vômito, diarreia e hemorragia.
A primeira vítima identificada nessa nova epidemia de Ebola foi um menino de dois anos de idade, contaminado na Guiné em dezembro de 2013. Os especialistas ainda não conseguiram determinar como ele contraiu o vírus, mas o periódico "New England Journal of Medicine" relata que o menor pode ter tido contato com um morcego contaminado. Esse animal é um hospedeiro natural do vírus do Ebola.
Desde então, a epidemia se espalhou rapidamente, afetando Serra Leoa, Libéria e Guiné. O sistema de Saúde desses países se encontra em colapso.
Há apenas uma semana, o CDC alertou que a epidemia pode alcançar 1,4 milhão de pessoas até janeiro de 2015, a menos que se aumente drasticamente o volume de recursos para seu controle.

sábado, 20 de setembro de 2014

ERRO DO IBGE COMPROMETE CREDIBILIDADE DO GOVERNO

Os erros apontados pelo IBGE da Pesquisa Nacional por Amostragem, traz a tona neste momento uma grande dúvida no que se refere ao contexto sócio econômico do País, o resultado apresentado inicialmente concluiu que o Brasil evolui em algumas áreas e em outras decresce, porém, com as mudanças informadas cria-se uma lacuna no conhecimento da real situação, trazendo sérios riscos aos mais diversos setores e a própria credibilidade do Governo,  que já está abalada com os diversos escândalos.
A Presidente Dilma não decidiu sobre a situação da Presidente do IBGE, já a própria responsável, diz que "não se sente confortável" no cargo,  Wasmália Bivar, sabendo que pode deixar o cargo, após ter divulgado a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013 com uma série de erros, mostrando, inclusive, que teria havido um aumento da desigualdade social no país.  
"Confortável, não estou. Como presidente do IBGE não quero ser vista apenas como a que ficou nos momentos bons. Sou como um capitão que fica no seu navio", disse ela.
Para tentar minimizar o problema, o governo convocou alguns Ministros para tentar resolver, entre as quais a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que considera o caso grave e que o governo está chocado com o erro no resultado da Pnad, que provocou incorreções em resultados de sete estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que respondem por mais de 59% da população brasileira, segundo as estimativas populacionais para 2014. Entre os dados corrigidos, o IBGE informou que agora a desigualdade no país caiu, em vez de subir. O instituto negou que qualquer ingerência política tenha levado à correção dos dados.
Segundo Miriam, serão constituídas duas comissões: uma de especialistas fora do governo, para analisar a consistência da pesquisa, e outra de sindicância interna para encontrar as razões dos erros e apurar responsabilidades.
"O governo está chocado com esse erro cometido pelo IBGE. Como disse a presidente do IBGE, doutora Wasmália Bivar, é um erro gravíssimo", afirmou.
Na avaliação de interlocutores do governo, a presidente do instituto de pesquisa perdeu as condições de permanecer no cargo, embora não tenha sido anunciada nenhuma decisão oficial sobre o seu afastamento.
Ao saber do erro, a presidente Dilma Rousseff ficou muito contrariada, segundo auxiliares, e determinou a abertura da comissão interministerial para investigar o caso e descobrir os responsáveis pela situação, definida por ela como “inaceitável”.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

JOAQUIM BARBOSA É A FAVOR DO FIM DA REELEIÇÃO


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, voltou ao País após, se aposentar e ficar alguns dias no exterior, em São Paúlo nesta terça-feira, Joaquim Barbosa proferiu palestra para empresários do setor de shopping centers, que abordaram sobre temas importantes atualmente, entre os quais o ex-presidente do STF afirmou ser contra a reeleição para o cargo da Presidência da República. disse que o sistema político fica prejudicado quando há o instituto da reeleição para os cargos do Executivo".

Para Joaquim Barbosa  a possibilidade da reeleição dá margem para que o Executivo adote a política de troca de favores, como negociação de cargos e apoio a programas inadequados, com o objetivo de ampliar a base aliada. Uma alternativa, segundo ele, seria a adoção de um único mandato mais longo, de cinco anos, indiretamente,  falou do segundo mandato da atual presidente, mas, não polemizou sobre Dilma, nem de outros candidatos. Em sua palestra, ele ponderou que a afirmação "não tem relação com qualquer caso concreto da atualidade". Na chegada ao evento, o ex-ministro do STF foi abordado por jornalistas sobre as eleições, mas ele preferiu não fazer comentários, sob a justificativa de que estava de férias na Argentina, sem acompanhar o andamento das campanhas.

Quando a palestra foi aberta a perguntas, veio da plateia o questionamento sobre o que fazer para convencer o ex-ministro a ser candidato à Presidência. "Vocês não têm nada a fazer. Está tão bom aqui fora", disse, sorrindo. Perguntado ainda sobre qual o seu partido político preferido, respondeu que "não escolheria nenhum". Ele foi aplaudido de pé por um público de cerca de 300 pessoas, tanto na abertura quanto no fim de sua apresentação.

Durante a palestra, Barbosa discorreu sobre estabilidade jurídica e desenvolvimento econômico, quando voltou a fazer críticas à situação institucional do País. Dentre outros pontos, criticou o excesso de impostos e burocracia, que diminuem a visibilidade de empreendedores. "A falta de transparência do Fisco e a tributação exacerbada são compensados pela anistia e parcelamento da tributação, com programas como o Refis" observou.

O ex-ministro afirmou ainda que é otimista em relação ao Brasil e lembrou que houve avanços significativos nas últimas décadas, como alternância do poder e respeito às normas do Estado de direito. Por outro lado, criticou várias vezes o patrimonialismo o nepotismo e a cultura do privilégio, representada pelo "jeitinho brasileiro". "Eu sou otimista sobre o País. Vejo nossa situação como a fase mais importante de estabilização institucional da nossa história", afirmou.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PAULO CÂMARA ASSUME O 1º LUGAR EM PERNAMBUCO


O candidato da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), ultrapassou o adversário Armando Monteiro (PTB) na disputa pelo governo do estado. De acordo com nova rodada de pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (10), Paulo Câmara tem 39% das intenções de voto e o petebista, 33%. 
Apesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. 


Na pesquisa anterior, os dois candidatos (PSB x PTB) apareciam empatados na disputa, com vantagem de Paulo Câmara no 2º Turno. 

Socialista apresentará documento durante um evento da Frente Popular (Rapha Oliveira/DP/D.A. Press)
Não muito antes, em levantamento divulgado no dia 15 de agosto mostrava Armando Monteiro em primeiro lugar, com 47% das intenções de voto, e Paulo Câmara com 13%. porém, ao iniciar a fase televisiva e outros programas de comunicação  Paulo Câmara reagiu e ultrapassou o Petebista Armando Monteiro. Para alguns especialista em Eleições, o Socialista tem reais possibilidades de vencer ainda no 1º Turno.

O Data folha também fez uma simulação de segundo turno, e, com o resultado final de vitória de Paulo Câmara que teria 43% das intenções de voto e Armando, 37%.
ALLAN TORRES ESP DP/D.A PRESS


COMENTÁRIO:

PAULO CÂMARA:
Após tomar conhecimento dos números, durante uma caminhada que realizou na tarde desta quarta-feira (10) no Coque, Paulo Câmara disse que já esperava ultrapassar Armando e que ainda tem muito trabalho a fazer até o pleito. "É um momento de crescimento. A gente já esperava uma virada nessa semana. Vamos continuar trabalhando. Até o dia 5 de outubro temos muito para fazer ainda, muitas propostas a apresentar à sociedade pernambucana", disse o socialista. 

ARMANDO MONTEIRO:

Afirmou acreditar em um cenário "rigorosamente de empate".


A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro e ouviu 1.211 entrevistados em 43 municípios do estado e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número PE-00023/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00584/2014.