terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ACIDENTE EM PASSARELA

        Registro do Acidente na Linha Amarela que deixou 04 vitimas fatais e 05 feridos, na manhã deste dia 18 de Janeiro.

       Motorista de caminhão trafegava com a caçamba levantada e provocou a queda; ele será indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa


Estrutura de metal caiu sobre as duas vias e atingiu pelo menos dois carros e uma moto (Reprodução/ Twitter.com/Diegoleiras)

     O acidente aconteceu quando um caminhão caçamba derrubou a passarela e fechou a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio, em ambos os sentidos na manhã desta terça-feira (28). A colisão ocorreu por volta das 9:20' na altura de Pilares, no Subúrbio, e deixou feridos no local. o número vitimas chegou a 04 e de feridos a 05 no acidente.
Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão - Tânia Rêgo/Agência Brasil
       De acordo com o Corpo de Bombeiros, homens do quartel do Méier se deslocaram até o local e um helicóptero da corporação foi acionado para o resgate.
Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão - Tânia Rêgo/Agência Brasil
           De acordo com a concessionária Lamsa, o veículo ia a 85 km por hora o permitido é 80 km, como o basculhante traseiro estava levantado e acima de 4,5 metros, limite da altura do trecho, acabando colidindo com a passarela e causando a tragédia. Segundo algumas testemunhas o impacto do veículo com a passarela fez com que arrastasse a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados, deixando as vitimas presas as ferragens.
Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Veja o local do acidente com uma carreta na Linha Amarela (Foto: Arte/G1)







        Um funcionário do Banco Bradesco que ia ao trabalho acabou morrendo, pois na hora trafegava por cima da passarela caindo dentro do córrego que divide a via e foi auxiliada por pessoas que estavam no local. 
Um caminhão colidiu com uma passarela na Linha Amarela, no Rio de Janeiro, na altura do Bairro Pilares, na Zona Norte da cidade, na manhã desta terça-feira - Reprodução/ Twitter.com/Diegoleiras
A Linha Amarela passou parte do dia interditada devido os trabalhos de resgaste e recolhimento das ferragens, sendo liberada por volta das 17 horas. 
A Policia irá investigar se de fato o acidente ocorreu por motivo de problemas com a mecânica do veículo que foi acionado para levantar a caçamba traseira ou negligência do motorista.

foto

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Idosa reforma bonecas e dá de presente a crianças carentes

Idosa reforma bonecas e dá de presente a crianças carentesdona_vivi_bonecas2

Proporcionar às crianças carentes o que não teve na infância.
É isso que faz Virgínia Dias, uma idosa de 87 anos, que mora em, Florianópolis, Santa Catarina.
Dona Vivi, como é conhecida, reforma bonecas para doar para meninas pobres.
Desde que começou, já foram quase 1,5 mil brinquedos reparados.
Na infância, ela lembra que todo natal ganhava a mesma boneca de presente. "Era um bebê. Davam uma pintura e uma roupa nova", conta Vivi, como é conhecida.
A sala de casa virou uma “oficina”, repleta de bonecas e bichos de pelúcia.
Vivi recebe doações de brinquedos usados.
Ela lava, conserta e veste um por um.
De vez em quando faltam bonecas, então ela compra e refaz todas as roupinhas.
"Às vezes vem tudo sujo, e não dá para lavar na máquina. Uma delas eu enxertei a cabeça, veio com ela solta", conta. A intenção é que o brinquedo pareça recém tirado da caixa.
Dona Virginia (foto) aprendeu a bordar no colégio e confeccionou roupinhas para bebês durante muito tempo.
Há doze anos, uma das filhas pediu que ela vestisse as bonecas que seriam doadas para uma creche e dona Vivi se apaixonou pela atividade.
No Natal, as relíquias foram doadas a uma creche da Grande Florianópolis pela filha de dona Vivi.
“Fico feliz, dizem que elas gostam muito", conta a idosa.

Estudantes que fizeram Enem já podem se inscrever no Sisu

Estudantes que fizeram Enem já podem se inscrever no Sisu

MEC oferece 171 mil vagas em cursos de educação superior a partir desta segunda; candidato deve monitorar nota de corte até o fim das inscrições, na próxima sexta-feira

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir desta segunda-feira (6) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A vaga no Sisu depende da nota obtida pelo aluno no Enem
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.
O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame.
O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.  É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição.
O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.  A  nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados.
Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.
Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final.
O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Aos 71 anos, morre Eusébio, o maior nome da história do futebol português

Aos 71 anos, morre Eusébio, o maior nome da história do futebol português

Melhor jogador da Copa do Mundo de 1966, Pantera Negra sofre uma parada cardiorrespiratória na madrugada deste domingo. Corpo será velado no Estádio da Luz

Eusebio final Liga Europa Benfica Chelsea (Foto: Getty Images)
O mundo do futebol está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo, em Lisboa, o ex-atacante Eusébio, considerado o maior jogador da história do Benfica e de Portugal de todos os tempos. Aos 71 anos, o Pantera Negra, que sofrera um AVC em 2012 na Polônia, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Seu corpo será velado no Estádio da Luz, casa do Benfica e palco da próxima final da Liga dos Campeões, onde há uma estátua do ídolo luso.
Nascido em 25 de janeiro de 1942, Eusébio da Silva Ferreira iniciou sua carreira futebolística no Sporting Lourenço Marques, na segunda metade dos anos 1950. O moçambicano chegou a Portugal no fim de 1960, contratado pelos Benfica, onde se tornou o maior artilheiro da história do clube (638 gols) e sua principal referência durante as 15 temporadas em que defendeu a equipe lisboeta.

Morte de um grande cantor

O cantor Nelson Ned, de 66 anos, morreu na manhã deste domingo (5) no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo. Ele estava internado desde sábado com pneumonia.
O cantor em imagem de 1987 (Foto: Juvenal Pereira/Estadão Conteúdo)
Segundo funcionários da Funerária Muncipal de Cotia, o cantor morreu às 7h25 em decorrência de "choque septico, sepse, broncopneumonia e acidente vascular cerebral". O corpo irá sair da funerária em Cotia e deve chegar no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, por volta das 16h deste domingo. A princípio, o velório será só para a família. Depois, será aberto aos fãs.
Segundo a irmã Neuma Nogueira, que cuidava do cantor em São Paulo, Nelson teve infecção pulmonar e urinária e não respondeu ao tratamento. “Ele teve febre muito alta e estava muito debilitado. Nos últimos 2 dias, ele já estava inconsciente e respondia muito pouco”, disse.
Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. "Tudo passará", de 1969, foi um de seus grandes sucessos. Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Desde então, vivia no Recanto São Camilo, na Granja Viana, em Cotia, sob a guarda e cuidados de Neuma. O AVC afetou sua parte vocal, assim como memória. Ned foi casado duas vezes e teve três filhos com Marly, sua segunda esposa: duas filhas, de 32 e 33 anos, e um filho, que mora no México. Segundo a irmã Ned Helena, as filhas irão acompanhar o velório em São Paulo.

Prefeitura começa ação para desobstruir calçadas RECIFE-PE

Prefeitura começa ação para desobstruir calçadas

Começou hoje a operação Acesso Livre, que vai retirar os bloqueios nas calçadas de três vias no Recife: Rua 21 de Abril, Rua Cosme Viana e Rua Gomes Tabosa, todas no bairro de Afogados.

Neste primeiro dia foram retirados cavaletes, publicidades irregulares, pneus, toldos e outros objetos que possam comprometer a mobilidade nas calçadas de um trecho da Rua 21 de Abril e da Cosme Viana. Na quarta-feira é a vez da Rua Gomes Tabosa passar pela operação. Por se tratar de uma área de muito comércio, a PCR começou a notificar as irregularidades no início de dezembro de 2013 para facilitar a ação.

A ação é promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com a  Secretaria-Executiva de Controle Urbano, CTTU, Emlurb e Guarda Municipal e conta com o apoio da Polícia Militar. (Mariana Fabrício/Esp DP/D.A Press) 

A historia de ibimirim

HISTÓRIA
Os primeiros habitantes da região foram os indígenas "Cariri", que ainda hoje existem no município. O topônimo Ibimirim significa "terra Pequena" (Ibi=terra e Mirim pequena)- Muitos acreditam também que o nome pode fazer referência a um tipo de pássaro.O português Marcos Ferreira D' Ávila deu início ao povoamento de Ibimirim, com a instalação de uma fazenda de gado na localidade, em fins do século XIX. Quando surgiram suas primeiras casas, à margem do rio Moxotó, a localidade recebeu o nome de Cancalancozinho, cuja pronúncia era dificultosa. A conselho do Padre Cícero do Juazeiro, os habitantes mudaram o nome para Mirim.O povoado pertencia ao distrito de Jeritacó, município de Moxotó. Distrito criado com a denominação de Jeritacó, pelo ato municipal nº 4, de 12 de janeiro de 1931, subordinado ao município de Moxotó. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Jeritacó, figura no município de Moxotó. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 9 de dezembro de 1938, distrito de Jeritacó passou a denominar-se Mirim. No período de 1939-1943, o distrito já denominado Mirim figura no município de Moxotó. Pelo decreto-lei de 1943, o distrito de Mirim passou a denominar-se Ibimirim. Em divisão territorial de 1950, o distrito de Ibimirim figura no município de Moxotó. Pela lei estadual nº 421, de 31 de dezembro de 1953, o distrito de Ibimirim passou a pertencer ao município de Inajá. Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Ibimirim pertence ao município de Inajá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Ibimirim, pela lei estadual nº 4956, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Inajá. Sede no antigo distrito de Ibimirim. Constituído de 2 distritos: Ibimirim e Moxotó. Desmembrado de Inajá. Instalado em 5 de março de 1964.Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Ibimirim e Moxotó. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

DNOCS FARÁ ESTUDO DO PERIMÉTRO IRRIGADO DO MOXOTÓ

DNOCS FARÁ ESTUDO DO PERIMÉTRO IRRIGADO DO MOXOTÓ





 Para o deputado Pedro Eugênio, que acompanha as ações contra a seca do Governo Federal e dos municípios, é importante o investimento no perímetro irrigado do Moxotó para que haja desenvolvimento na região.

O presidente do PT de Pernambuco, deputado federal Pedro Eugênio, reuniu-se com a coordenadora estadual do Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS), Rosana Bezerra, com o prefeito eleito de Ibimirim, Adauto do Bodegão (PP), e algumas lideranças políticas, em Ibimirim, no sertão do Moxotó, na sexta-feira (29). Eles discutiram as melhorias no perímetro irrigado do Moxotó e no reservatório Engenheiro Francisco Sabóia, barragem com capacidade de armazenar 504 milhões de metros cúbicos de água.zO deputado Pedro Eugênio reforçou a necessidade de investir no perímetro irrigado. Segundo o petista, o desenvolvimento do município passa pela valorização deste sistema de irrigação.

“Há a monocultura da banana aqui, o que não é positivo. É preciso trabalhar com novas culturas de produção e ampliar a comercialização dos produtos. Também é muito importante que a prefeitura realize as compras governamentais no próprio município e invista nas exportação”, disse Pedro Eugênio, que articulou com o Ministério da Integração Nacional a descentralização dos recursos para que o DNOCS de Pernambuco fosse contemplado com mais subsídios.

De acordo com Rosana, o DNOCS iniciará em breve um estudo para realização de projeto executivo que visa modernizar, recuperar e reconverter o sistema do perímetro irrigado. “Por meio dos estudos vamos detectar que tipo de cultura é ideal para cultivar no perímetro, e a partir de então pesquisar as técnicas que serão utilizadas na irrigação”, explicou a coordenadora do DNOCS.   

Eduardo campos

Eduardo Campos - por ora, refém de Marina, por Ricardo Noblat

No final do ano passado, em conversa com um amigo a bordo de um avião que os conduzia ao Rio de Janeiro, Eduardo Campos, governador de Pernambuco e aspirante a candidato à presidência da República pelo PSB, desabafou num momento de irritação:
- Não aguento mais ouvir dos meus interlocutores: ‘A Marina está de acordo?’ Há momentos em que eu, simplesmente, não entendo o que ela fala. Não entendo mesmo.
A tão louvada habilidade política de Eduardo será testada nos próximos meses pelo gênio difícil da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Salvo uma inesperada ou uma repentina e incontornável desavença entre os dois, Marina fará parte da chapa de Eduardo na condição de vice. Mas a que preço?
Mal anunciou sua filiação ao PSB enquanto não registra seu partido, o REDE, Marina se opôs a um acordo quase firmado por Eduardo com setores da área rural do centro-oeste, o que traria para seu lado uma parcela do DEM representada por Ronaldo Caiado (GO), líder do partido na Câmara dos Deputados.

Eduardo Campos. Foto: Guga Matos / Agência O Globo

Bateu duro nos ruralistas, acusando-os de conservadores e de adversários do meio ambiente. Sugeriu que eles não poderiam ter nenhuma afinidade com uma nova via política que se oferece como alternativa ao PT e ao PSDB. Ameaçou saltar fora do barco de Eduardo.
Foi um corre, corre. Caiado enfureceu-se. Eduardo engoliu em seco. Em seguida, Marina levantou a questão das candidaturas aos governos estaduais. Na negociação com Eduardo tentou impor nomes do REDE que a acompanharam na adesão ao PSB.
A questão não foi resolvida. No Paraná, por exemplo, o PSB caminha para apoiar a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Marina é contra. Empenha-se para que o PSB apoie um nome inexpressivo, mas próximo do REDE.
No geral, Marina se comporta como se fosse uma agente do PT infiltrada no PSB, dificultando o mais que pode qualquer aproximação entre o partido e o PSDB. Foi o que faz no caso de São Paulo – e ali ganhou a parada.
O PSB paulista faz parte do governo Geraldo Alckmin, assim como fez dos governos do PSDB que o antecederam. E por sua maioria quer apoiar a reeleição de Alckmin. Em troca poderá emplacar um dos seus nomes como candidato a vice-governador.
Eduardo parecia de acordo. Sonhava em dividir o palanque de Alckmin com Aécio. Aí Marina disse não sob o argumento de que o PSB tem de se diferenciar do PSDB.
Não pode enfrentá-lo na disputa pela presidência da República conciliando com ele logo no principal Estado do país.
No primeiro turno, cada partido deve mostrar seu DNA. No segundo predomina o embate puramente eleitoral, imagina Marina.
Se dependesse dela, o candidato do PSB ao governo de São Paulo seria a deputada Luiza Erundina (PSB). Eduardo aceita a indicação. Foi ele que lançou Erundina como candidata a prefeita de São Paulo na última eleição. Erundina quer se eleger mais uma vez deputada federal.
O PT está grato a Marina. É forte a chance do partido de eleger os governadores de Minas Gerais (Fernando Pimentel) e do Rio de Janeiro (Lindberg Farias). O eventual enfraquecimento de Alckmin fortalece a chance de o PT eleger Alexandre Padilha governador de São Paulo.
Eduardo garante que num segundo turno, o PSB apoiará Alckmin. A se ver.
Tudo vale a pena se a recompensa não for pequena, acha Eduardo. Até suportar Marina – desde que ela o recompense com parte dos votos que atraiu em 2010 quando candidata a presidente. Marina foi a maior de suas conquistas até aqui.